Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Jornalista, assessor de comunicação com passagem pelo WWF-Brasil, Contag, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa.

sábado, 4 de setembro de 2010

Eleições e ambiente: quem é que vai falar por nós?

É fundamental aumentar a pressão e representação ambientais no Congresso Nacional.  Ou quem vencer as eleições será senhor – ou senhora – de terras, florestas, mares. E da vida dos nossos netos...


Ganhe quem ganhar as eleições, o Brasil precisa melhorar sua representação ambiental no Congresso Nacional.  Se Dilma ganhar, é previsível que o meio ambiente fique ainda mais em segundo plano do que ficou no governo Lula. 

Não nos esqueçamos de que os maiores adversários de Marina Silva enquanto ministra não foram os insaciáveis e irascíveis ruralistas, mas a própria sanha desenvolvimentista a qualquer custo comandada pelo próprio governo com o dedo firme e implacável de Dilma Rousseff, então “mãe do PAC”.

Imaginemos, portanto, o delírio de Dilma frente ao governo.  Quem haverá de reduzir sua voracidade, que serve tão bem aos interesses dos ruralistas e das grandes empreiteiras, senão uma representação consciente, combativa e numerosa, bem numerosa, no Congresso?

Se o Serra ganhar...  Bem, se o fracote, ambicioso e ao mesmo tempo subserviente Serra – o errático – ganhar, será presa fácil de seu próprio vazio – de ideais, ideias e fiéis.  Ele, e somente ele, não percebeu sua solidão diante da patética novela do vice...

Não, não é necessário que sejam do Partido Verde.

É necessário que tenham consciência da finitude dos recursos naturais e de nossa dependência deles. É preciso que sejam responsáveis para com as gerações futuras.  É preciso que estejam a serviço da vida.

É fundamental que amem profundamente aos seus filhos, netos, sobrinhos. Aos filhos, netos e sobrinhos do vizinho a quem ele nem conhece. E aos filhos deles...

Chega de pensar que ambientalistas são aquelas pessoas que têm pena dos bichinhos, das florezinhas.  São também.  Mas acima de tudo, lutamos pela sobrevivência da nossa espécie.  Porque a natureza, senhoras e senhores, por mais combalida que saia desta batalha, viverá muito bem – obrigada! – sem o homo sapiens.

Posted via email from Blog do Gadelha Neto

Nenhum comentário: