Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Jornalista, assessor de comunicação com passagem pelo WWF-Brasil, Contag, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aviso de pauta: Ecomuseu: Caminhada dia 22

Aniversário de Brasília: Festa na Pedra Fundamental convida a caminhada, música, teatro e poesia

Dia 22, a Primeira Caminhada Ecomuseu da Pedra Fundamental reúne artistas, escritores e amantes da natureza em Planaltina.

Vésperas do aniversário de Brasília e pouquíssima gente sabe onde tudo começou oficialmente.  A Pedra Fundamental da construção de Brasília é provavelmente um dos monumentos da capital menos conhecidos, não somente por turistas, mas também por brasilienses.  A Pedra, lançada pela Missão Cruls em 1922, como marco para a transferência da Capital para o Centro-Oeste, localiza-se em Planaltina.

No dia 22 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade, uma grande caminhada ecológica e histórica marca o lançamento do Projeto Ecomuseu Pedra Fundamental.

Música, teatro, poesia, lançamento de livros reunirá artistas, escritores e grupos da cidade como o poeta Vicente Sá e a poetisa Amnéres, o escritor Paulo José Cunha, Martinha do Coco, Paulo Siqueira, Projeto Pau-Pereira, Cia Teatral Quebrando o Gelo e outros estarão reunidos para a grande festa em defesa da criação do Ecomuseu.

O professor Robson Eleutério, um dos organizadores do projeto e da festa, explica que o Ecomuseu será destinado à prática pedagógica e à valorização da história e do meio ambiente da região. “Queremos envolver escolas e outras instituições no resgate da memória candanga, na conservação do meio ambiente e também no turismo sustentável para a região”, disse Robson.

“Trata-se de uma oportunidade para que o brasiliense conheça mais profundamente sua própria história e conheça lugares belíssimos que estão há poucos quilômetros do Plano Piloto”, destacou Vicente Sá.  “A memória de um povo é que mantém sua alma”, sentenciou o poeta.

O roteiro da festa inclui uma caminhada que começa às 8h30, na DF 250 (que liga o Paranoá ao Vale do Amanhecer), em frente à Escola Classe da Natureza, próximo à Aldeia da Terra.  No caminho, às 11h, almoço na histórica Fazenda Velha, ponto de referência da Missão Cruls (apenas R$ 20,00).  Depois do almoço, às 14h30, um banho de cachoeira no Córrego do Meio.  Às 16h, chegada à Pedra Fundamental, onde se desenrolarão todas as atividades artísticas e culturais.

Mais informações
Robson Eleutério (organizador), 61 9126-8447
Gadelha Neto (jornalista), 61 8175-4038

Posted via email from Blog do Gadelha Neto

Nenhum comentário: