Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Jornalista, assessor de comunicação com passagem pelo WWF-Brasil, Contag, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Reserva do Cabaçal: região linda e inexplorada do Mato Grosso

A pequena cidade de Reserva do Cabaçal tem seu potencial de ecoturismo pouco explorado, principalmente em função das distâncias.

Localizada e 240 quilômetros de Cuiabá (MT), Reserva do Cabaçal é uma agradável surpresa para os turistas acidentais que por lá aparecem. A região é repleta de belas cachoeiras e, ali, domina uma paisagem digna de cenário cinematográfico.

Esta abundância de água vale à região a classificação de water tower (torre de água, em inglês) dos rios que abastecem o Pantanal. Isto significa que ali se produz uma parte considerável das águas que, em última instância, garantem a vida daquela área úmida.

Com apenas 2.700 habitantes – incluindo moradores da cidade e da área rural – Reserva do Cabaçal bem que tenta alçar voos mais ambiciosos que a simples produção de leite e carne. Na verdade, busca sua identidade econômica no ecoturismo e investe capital humano neste esforço.

Com a ajuda do WWF-Brasil, universidades e, principalmente, de sua população, a cidade investe de forma intensiva na educação ambiental e na recuperação de áreas degradadas, com a produção e plantio de mudas nativas em áreas de cabeceira e nascentes, além de trabalhar para a contenção de vossorocas, facilmente encontradas na região em função do desmatamento promovido para a criação de gado.

Ainda há muito o que fazer em termos de infraestrutura para receber turistas. Existe um resort muito bem montado e um hotel simpático. Trilhas e cachoeiras estão devidamente sinalizadas.

Mas o fundamental é o acesso ao local. Há planos de asfaltamento até bem próximo mas ainda é uma aventura, em sua maior parte em estradas de terra nem sempre bem conservadas.

O fato é que toda a região pode se tornar um pólo ecoturístico muito interessante, ampliando as opções de desenvolvimento sustentável em um estado que ainda aprende a lidar com sua própria riqueza ambiental.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu amo reserva do cabaçal mas o texto não consiste com a realidade em algumas partes.reserva fica a 343 km da capital matogrossense e la não existe nenhum resorte somente um hotel simples.


Eliane